segunda-feira, 27 de fevereiro de 2012

VOCÊ SABIA?

QUE É MAIS DIFÍCIL OLHAR UMA FOTOGRAFIA QUE JOGAR XADREZ ?

Talvez você ache que sabe o que o seu cérebro faz, mas na verdade, percebe apenas uma fração de suas atividades.
Os melhores programas de xadrez para computador conseguem vencer um grande enxadrista, mas qualquer criança normal, que ainda esteja aprendendo a andar bota os melhores programas de computador no chinelo quando se trata de compreensão do mundo visual.



Uma etapa difícil consiste em identificar objetos individualmente em um cenário.

Quando olhamos uma mesa de jantar por exemplo, é normal que  o copo esteja a atrás do prato e na frente do vaso de flores. Na realidade este é um cálculo sofisticado com várias respostas possíveis. Você só nota a ambiguidade `as vezes, quando vê algo tão rapidamente que acaba identificando errado, como aquela pedra no meio da rua escura que de repente se transforma no gato do vizinho.


O cérebro analisa essas possibilidades com base em suas experiências anteriores com objetos, incluindo o fato de visto os dois objetos ocasionalmente e em diversas situações e em outras combinações.

Você já tirou uma fotografia em que parecia que uma árvore estava nascendo da cabeça de alguém? Quando você bateu esta foto, você não percebeu o problema porquê o seu cérebro tinha separado eficientemente os objetos com base na distância que eles se encontravam de seus olhos. Mas como a fotografia bidimensional não continha s mesmas informações sobre as distâncias, parecia que um objeto estava em cima do outro.

Fonte: Bem vindo ao seu cérebro – Ed. Cultrix – Dra. Sandra Aamodt, Dr. Sam Wang. 

segunda-feira, 13 de fevereiro de 2012

Eye Tracking

O que é isto?


Você sabia que já há bastante tempo que é possível analisar os padrões de leitura e consulta visual dos utilizadores da web ou de produtos dentro de um Shopping?

Sabia que pode ser mensurada !? 
Com um anúncio impresso por exemplo, dá para saber, quantas pessoas leram o anúncio. Se leram, olharam especificamente para a marca ou para o preço ou produto... ou seja, qualquer parte do anúncio se torna uma variável quantificável!





Como assim?

Um dos métodos utilizados e que deram oriem ao supra-citado fenómeno "Padrão F", por Nielsen, é o eye-tracking. Um sistema que acompanha o movimento dos olhos face ao monitor e regista desde o percurso até aos tempos de pausa.




Esta semana a WorkValue lançou o primeiro estudo de web eye-tracking em Portugal, para consulta livre, de onde algumas conclusões cimentam o que já internacionalmente se vinha descobrindo e analisando, nomeadamente:


- Ligeira diferença entre leitura da página entre homens e mulheres; elas contornam mais rapidamente elementos gráficos, mas o percurso visual é similar.

  • - Prioridade para a parte superior da homepage.

  • - Textos concentraram maior atenção que as imagens.

  • - Banners junto a conteúdos de preferências mereceram maior atenção visual..


Fontehttp://ww1.rtp.pt/icmblogs/rtp/estadositio/index.php

quinta-feira, 2 de fevereiro de 2012

VOCÊ CONHECE BEM SEU CÉREBRO ?

1) Os NEURÔNIOS só param de nascer na velhice.

2) Homens e Mulheres tem DIFERENÇAS inatas em relação ao RACIOCÍNIO ESPACIAL e a CAPACIDADE DE ORIENTAÇÃO.

3) Tomar SOL `a tarde no país de destino DIMINUI os efeitos provocados por VIAGENS longas de avião, principalmente entre CONTINENTES.

4) O CÉREBRO consome tanta ENERGIA quanto a luz da geladeira.



5) Aprender a tocar um INSTRUMENTO MUSICAL na infância e interromper os estudos várias vezes para jogar VÍDEO GAME pode ajudar a melhorar o DESEMPENHO na ESCOLA.

6) RELAXAR e DIZER a si mesmo com bastante convicção que você é bom no assunto, poderão MELHORAR seu desempenho em uma PROVA.

7) Fazer EXERCÍCIOS é um dos métodos mais eficazes para REDUZIR a ANSIEDADE.




8) É mais DIFÍCIL para o CÉREBRO olhar uma FOTOGRAFIA, do que jogar XADREZ ou fazer uma operação de divisão.

9) Os CEGOS são melhores em LEMBRAR histórias do que pessoas de VISÃO normal.

10) A MEMÓRIA começa a diminuir aos 30ANOS.

11) O CÉREBRO de EISTEIN tinha o mesmo tamanho do cérebro de uma pessoa COMUM.

Fonte: Bem vindo ao seu Cérebro, Ed. Cultrix - Dra. Sandra Aamodt e Dr. Sam Wang