Talvez você ache que sabe o que o seu cérebro faz, mas na verdade, percebe apenas uma fração de suas atividades.
Os melhores programas de xadrez para computador conseguem vencer um grande enxadrista, mas qualquer criança normal, que ainda esteja aprendendo a andar bota os melhores programas de computador no chinelo quando se trata de compreensão do mundo visual.
Uma etapa difícil consiste em identificar objetos individualmente em um cenário.
Quando olhamos uma mesa de jantar por exemplo, é normal que o copo esteja a atrás do prato e na frente do vaso de flores. Na realidade este é um cálculo sofisticado com várias respostas possíveis. Você só nota a ambiguidade `as vezes, quando vê algo tão rapidamente que acaba identificando errado, como aquela pedra no meio da rua escura que de repente se transforma no gato do vizinho.
O cérebro analisa essas possibilidades com base em suas experiências anteriores com objetos, incluindo o fato de visto os dois objetos ocasionalmente e em diversas situações e em outras combinações.
Você já tirou uma fotografia em que parecia que uma árvore estava nascendo da cabeça de alguém? Quando você bateu esta foto, você não percebeu o problema porquê o seu cérebro tinha separado eficientemente os objetos com base na distância que eles se encontravam de seus olhos. Mas como a fotografia bidimensional não continha s mesmas informações sobre as distâncias, parecia que um objeto estava em cima do outro.
Fonte: Bem vindo ao seu cérebro – Ed. Cultrix – Dra. Sandra Aamodt, Dr. Sam Wang.