segunda-feira, 13 de fevereiro de 2012

Eye Tracking

O que é isto?


Você sabia que já há bastante tempo que é possível analisar os padrões de leitura e consulta visual dos utilizadores da web ou de produtos dentro de um Shopping?

Sabia que pode ser mensurada !? 
Com um anúncio impresso por exemplo, dá para saber, quantas pessoas leram o anúncio. Se leram, olharam especificamente para a marca ou para o preço ou produto... ou seja, qualquer parte do anúncio se torna uma variável quantificável!





Como assim?

Um dos métodos utilizados e que deram oriem ao supra-citado fenómeno "Padrão F", por Nielsen, é o eye-tracking. Um sistema que acompanha o movimento dos olhos face ao monitor e regista desde o percurso até aos tempos de pausa.




Esta semana a WorkValue lançou o primeiro estudo de web eye-tracking em Portugal, para consulta livre, de onde algumas conclusões cimentam o que já internacionalmente se vinha descobrindo e analisando, nomeadamente:


- Ligeira diferença entre leitura da página entre homens e mulheres; elas contornam mais rapidamente elementos gráficos, mas o percurso visual é similar.

  • - Prioridade para a parte superior da homepage.

  • - Textos concentraram maior atenção que as imagens.

  • - Banners junto a conteúdos de preferências mereceram maior atenção visual..


Fontehttp://ww1.rtp.pt/icmblogs/rtp/estadositio/index.php

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