quinta-feira, 26 de setembro de 2013

FREUD E NEURODESIGN ?!?!?!?!?



As necessidades do ser humano são importantes para nossa evolução, pois nos levam a AÇÃO, ou seja, nos motivam a fazer escolhas sobre o quê fazer em determinados momentos. As escolhas são influenciadas pela motivação. Nossas necessidades podem ser definidas em 2 vertentes: Fisiológica e Psicológica.

As necessidades fisiológicas são: Fome, sede e conforto.
As necessidades psicológicas são: Reconhecimento, estima e integração.

Nossas escolhas sobre qual necessidade "ACIONAR" ou saciar vem da motivação, percepção, aprendizagem, crença e atitudes. 




E O FREUD ?


Sigmund Freud defendia que o "comportamento é inconsciente" pois não compreendemos completamente nossas motivações. 

Por exemplo: Conscientemente reagimos estética de um produto, porém inconscientemente nosso cérebro analisa fatores como COR, TAMANHO, PESO, FORMA, MATERIAL, NOME, entre outros fatores que estimulam ASSOCIAÇÕES que desencadeiam emoções.

Com o tempo aprendemos a controlar certas emoções em determinadas situações como de alegria, tristeza, frustração, nervosismo, etc.  

PORTANTO, para avaliar MARCAS e PRODUTOS em profundidade, devemos usar ferramentas como: Associação de palavras, complementação de sentenças, interpretação de imagens, simulação...na DNA Neurodesign, esses métodos fazem parte da metodologia de branding, assim como diversas outras ferramentas utilizadas para maximizar o poder de sedução de produtos ou serviços. 



Fontes: Administração de Marketing, Phillip Kottler 11ª ed. - Capítulo 6.
            Metodologia DNA Neurodesign.



Alexandre Magno da Rocha Vianna
Diretor de Branding da DNA Neurodesign

quinta-feira, 5 de setembro de 2013


AFINAL OQUÊ É NEURODESIGN?





Neurodesign é uma metodologia de projetos que utiliza um conjunto de técnicas e ferramentas da Neurociência, Psicologia, Iconologia e Ergonomia na comunicação publicitária e endomarketing!


Baseia-se na junção de estudos neurológicos ligados a imagem e comunicação, com respostas sensoriais do público-alvo ligados a formas, cores, texturas, etc. e os sentimentos subjetivos desencadeados após visualizar ou vivenciar uma experiência de consumo.



Após mapear as respostas, podemos observar que determinados estímulos, desencadeiam reações similares em diversas pessoas deste grupo.



Os estímulos que produzem reações positivas, são selecionados e agrupados de modo que possam ser utilizados nos produtos e serviços. Estas informações quando agrupadas, se tornam fatores decisivos no momento do consumidor optar por um produto ou utilizar um serviço.


Alexandre Magno da Rocha Vianna
Diretor de Branding da DNA Neurodesign