quinta-feira, 26 de setembro de 2013

FREUD E NEURODESIGN ?!?!?!?!?



As necessidades do ser humano são importantes para nossa evolução, pois nos levam a AÇÃO, ou seja, nos motivam a fazer escolhas sobre o quê fazer em determinados momentos. As escolhas são influenciadas pela motivação. Nossas necessidades podem ser definidas em 2 vertentes: Fisiológica e Psicológica.

As necessidades fisiológicas são: Fome, sede e conforto.
As necessidades psicológicas são: Reconhecimento, estima e integração.

Nossas escolhas sobre qual necessidade "ACIONAR" ou saciar vem da motivação, percepção, aprendizagem, crença e atitudes. 




E O FREUD ?


Sigmund Freud defendia que o "comportamento é inconsciente" pois não compreendemos completamente nossas motivações. 

Por exemplo: Conscientemente reagimos estética de um produto, porém inconscientemente nosso cérebro analisa fatores como COR, TAMANHO, PESO, FORMA, MATERIAL, NOME, entre outros fatores que estimulam ASSOCIAÇÕES que desencadeiam emoções.

Com o tempo aprendemos a controlar certas emoções em determinadas situações como de alegria, tristeza, frustração, nervosismo, etc.  

PORTANTO, para avaliar MARCAS e PRODUTOS em profundidade, devemos usar ferramentas como: Associação de palavras, complementação de sentenças, interpretação de imagens, simulação...na DNA Neurodesign, esses métodos fazem parte da metodologia de branding, assim como diversas outras ferramentas utilizadas para maximizar o poder de sedução de produtos ou serviços. 



Fontes: Administração de Marketing, Phillip Kottler 11ª ed. - Capítulo 6.
            Metodologia DNA Neurodesign.



Alexandre Magno da Rocha Vianna
Diretor de Branding da DNA Neurodesign

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